Espetáculos | 5ª semana

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé - Cristina Castro26 e 27 de abril | 10h e 15h

Cine-Teatro Solar Boa Vista

Leia mais

Fricção

Fricção28, 29 e 30 de abril | 20h

Teatro ICBA Goethe Institut

Leia mais


Papayanoquieroserpapaya e Paso a Peso

Papayanoquieroserpapaya - Cortocinesis26 e 27 de abril | 20h

Teatro Vila Velha

Leia mais


Lúdico

Lúdico - Cia Druw29 de abril | 10h e 15h
30 de abril | 17h

Teatro Vila Velha

Leia mais


Lúdico

Ldico_-_Cia_DruwCores e formas são os principais personagens da primeira montagem para crianças da renomada companhia paulista Cia Druw. As performances prometem apresentar à criançada um universo colorido, criativo e cheio de informações. A base para o desenvolvimento do espetáculo Lúdico, da coreógrafa Miriam Druwe, foi o livro Do espiritual na arte, publicado em 1912 por Wassily Kandinsky e considerado a primeira grande obra teórica sobre a pintura. Nele, o autor desenvolve uma investigação filosófica sobre as cores e as formas, às quais confere valores psicológicos e morais.

 

É a partir dessa ideia que serão construídos os personagens principais de Lúdico. A curva é estilosa, assanhada e sinuosa e seu temperamento e mobilidade corporal lembram uma serpente. O ponto é o início de tudo e, por isso, a tela branca foge dele, por se achar linda assim e tentar convencer a todos de que é cheia de graça, mesmo em toda a sua simplicidade. Já a reta é determinante, mandona, indica caminhos - e tem certeza de que é uma junção de pontos. O círculo preto é circunspecto, sisudo e meditativo. E o círculo vermelho, completando a trama, é trovoada e relâmpago, paixão.

 

A relação entre o criador e as cores e formas conduz o espetáculo, para envolver os pequenos espectadores na história que é contada. O figurino e o cenário de Marco Lima contribuem para a composição dessa atmosfera mágica, colorida e poética, proporcionando um belo passeio pelo universo da criação de uma obra de arte, numa linguagem leve e acessível aos jovens espectadores.

 

O espetáculo foi especialmente escolhido para ir aos palcos no dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança. A data foi criada, em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, em comemoração ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado o criador do balé moderno. Um dos objetivos da comemoração é o aumento da importância da dança para o público em geral e é exatamente por isso que Lúdico será apresentado nesse dia. Sua forma acessível e divertida contribui para aproximar mais pessoas ao universo da dança, incentivando especialmente as crianças a conhecer mais sobre esta arte, tendo assim um importante papel na formação de plateia – uma das atividades mais privilegiadas pelo VIVADANÇA. Além dele, o Festival contará com uma ação contínua de formação de platéia com grupos de estudantes, da terceira idade e de outros grupos sociais que usualmente não têm contato com a dança.

 

 

LÚDICO

Quando: 29 e 30 de abril

Onde: Teatro Vila Velha

Horário: 29 de abril, às 10h e 15h (fechado para escolas públicas) 
             30 de abril, às 17h

Preço: Gratuito


 

CONHEÇA MAIS SOBRE A CIA DRUW E MIRIAM DRUWE - Criada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a Cia Druw vem desenvolvendo um trabalho que tem como principal objetivo experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria. Seus temas percorrem caminhos variados, com um estilo coreográfico que passeia de forma bem humorada e reflexiva por temas do cotidiano e questões internas e externas da natureza humana.

 

Miriam Druwe tem formação clássica e moderna e participou de grandes companhias de dança de São Paulo, tendo dançado coreografias de nomes como Luis Arrieta, Ana Mondini, Victor Navarro, Gisela Rocha, Philip Talard, entre outros. Em 1993, foi premiada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como melhor bailarina. 

 

 

FICHA TÉCNICA DE LÚDICO

Concepção e Direção: Cristiane PaoliQuito e Miriam Druwe

Coreografia: Miriam Druwe

Trilha sonora: Fabio Cardia

Cenografia e Figurino: Marco Lima

Desenho de Luz: MarisaBentivegna

Intérpretes: Adriana Guidotte, Bruna Petito, Bruno Rudolf, Elizandro Carneiro, Mariana Duarte, Miriam Druwe, Tatiana Guimarães, Weidy Barbosa

Atriz Convidada: Luciana Paez

 

*Crédito da foto: Rodrigo Netto