Todas as notícias

Texto do Ministério da Cultura sobre o VIVADANÇA
Fabiano_Carneiro

Pela segunda vez o Ministério da Cultura patrocina o Festival Internacional Vivadança e o sucesso dessa quinta edição mostra o quanto o MinC estava certo ao eleger os festivais entre as suas prioridades. O Ministério acredita que o alcance desses encontros está na experiência única da exibição, do compartilhamento e do conseqüente crescimento artístico proporcionado. Mesmo agora, com o auxílio precioso da tecnologia — que apresenta e aproxima —, o encontro físico, intenso e fértil de companhias, artistas e pensadores da dança nos parece rigorosamente necessário.


Os números por si só confirmam a nossa aposta: durante 30 dias o público baiano mereceu uma programação internacional da mais alta qualidade, trazida de 10 diferentes países, de três continentes. A seleção nacional não deixou por menos e o que vimos foram teatros lotados, a cidade tomada, enlaçada pelo evento. Cerca de 300 artistas, técnicos e gestores estão diretamente envolvidos no festival. O público — ainda não contabilizado — brotou no velho Vila Velha, atraído por tanta novidade.


Mas o Vivadança vai além: realizou duas mesas-redondas interessantíssimas, que além de refletir sobre temas pulsantes para a Dança proporcionou a construção de uma rede de conhecimentos, trocas e parcerias, de abrangência ainda incalculável.


Por tudo isso, vida longa para o Festival Vivadança! No ano que vem tem mais.

 

Fabiano Carneiro

Coordenador de Dança da Funarte

 

*FOTO: João Meirelles